9 ano – Olímpiadas de Munique

Posted: 12 de Agosto de 2011 in 9º ano - Geografia

Gigantismo se esconde atrás de terrorismo e questão palestina

A Olimpíada de Munique imaginava ficar na história por seu gigantismo, mas acabou ficando marcada pela matança de 18 pessoas, entre atletas israelenses, terroristas palestinos e policiais. Pela primeira vez, o maior evento esportivo do mundo foi paralisado. Cogitou-se suspender os Jogos, mas o COI decidiu manter a programação original.

O mundo se comoveu na manhã do dia 5 de setembro, quando um grupo de terroristas palestinos da organização Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica de Munique e ingressou nos dormitórios da delegação israelense. Duas pessoas foram assassinadas imediatamente e outras nove foram feitas reféns do grupo. Os terroristas pediram a libertação de 200 árabes prisioneiros em Israel e ameaçaram executar dois reféns a cada hora.

As competições tiveram que ser suspensas, enquanto seguiam as negociações entre os palestinos e as autoridades alemãs. A Vila Olímpica foi cercada por 4000 policiais. Com a chegada da noite, a polícia convenceu o comando a seguir para o Cairo (Egito). Dois helicópteros partiram com os oito palestinos e os nove reféns em direção ao aeroporto militar. Na chegada ao aeroporto, a polícia lançou um ataque que resultou em verdadeiro fracasso: morreram 18 pessoas, entre elas os nove reféns, cinco terroristas palestinos, um policial e o piloto de um dos helicópteros.

O incidente paralisou os Jogos por 34 horas. Holanda e a Noruega abandonaram a competição, mas depois desistiram da idéia. Até o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, o alemão Willi Daume, chegou a pedir o cancelamento definitivo do evento, mas o COI decidiu continuar a Olimpíada. Em homenagem aos mortos, foi realizada uma cerimônia no estádio de Munique. A competição prosseguiu, mas sem o mesmo brilho.

Os Jogos de 1972, no coração da Baviera, marcaram o início do gigantismo nas Olimpíadas. A Vila Olímpica tinha capacidade para 16 mil pessoas. O estádio, com 75 mil m², era uma inovadora obra de arquitetura, com seu teto suspenso de lona transparente.

Montagem com as fotos dos 11 membros da delegação israelense mortos após ação palestina
Pôster
Ficha
Quando:
26/08/1972 a 11/09/1972
Países participantes:
121
Atletas:
7.134 (masc: 6.075, fem: 1.059)
Participação do Brasil:
41º lugar
Número de modalidades:
23
Total de medalhas:
600

Fonte: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/1972/historia.jhtm

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.