Mosaico Muçulmano – Tarefa 7º ano

Posted: 16 de Março de 2011 in 7º ano - História

Os alunos do 7º ano estão estudando sobre a cultura Islâmica.

Um aspecto da cultura islâmica é a confecção de mosaicos.

Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas .  Estes desenhos criados variam em formatos , cores e motivos.   Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.

O nome mosaico vem do Latim ” musa” , que também proporcionou os nomes, música e museu. Tal como a pintura e a escultura , o mosaico está entre as primeiras manifestações culturais do homem, conforme parecer de estudiosos e arqueólogos.

Os mosaicos aliam  precisão matemática a senso estético e por trás deles se esconde um grande número de conceitos.

Mosaicos Mulçumanos –

A arte islâmica não é restrita a um único país ou a um povo em particular. Ela é formada pela combinação de circunstâncias históricas tendo sido assimilada pela arte e cultura de diversos povos conquistados ao longo de vários séculos.

A religião islâmica foi elemento fundamental na formação dos estados árabes, razão pela qual política e religião conviveram lado a lado. O Islamismo não permite o uso de figuras humanas em manifestações artísticas, fato que fez com que os árabes desenvolvessem a arte abstrata das figuras simétricas. Eles desenvolveram toda técnica nessa área sem saber que usavam conceitos matemáticos avançados em relação à pavimentação do plano.

Com a expansão do Islamismo, os mosaicos de características essencialmente romanas ganharam novos contornos e características no mundo árabe. Por razões religiosas que proíbem a reprodução de seres vivos, a motivação passou a ser os arranjos geométricos, nos quais os árabes tanto se distinguiram. Da pedra dura passaram ao uso de peças cerâmicas, esmaltadas, multicoloridas e formato capaz de garantir sua reprodução até o infinito. Os mosaicos de desenhos geométricos ganharam um novo sentido no mundo muçulmano, revelando a forte inspiração de seus geômetras, que muito contribuíram para o avanço da ciência matemática em todo o mundo.

Fonte:

Souza, Bárbara M., Simetria na Arte Islâmica, Projeto de Ensino de Matemática, São Paulo, IME– USP, 2003.

Para trabalhar esse tema os alunos terão que confeccionar um dupla seu próprio mosaico e tema é livre.

Material necessário:

Cartolina

Papel Picado /EVA/ ou qualquer outro material – mas ele deve ser pequeno

Cola

Tesoura

Objetivo  do trabalho: Conhecimento da técnica de confecção de mosaicos.

Concentração e Percepção Visual.

Veja abaixo alguns exemplos:

Mosaico cerâmico do Hotel Jnan Palace, em Fez.

As principais cidades do Marrocos são Rabat (a Capital), Casablanca, Marrakech e Fez, a Cidade Imperial. As Montanhas Atlas, em Jebel Toubkal, dominam a paisagem de boa parte do território marroquino. Essa é a região mais frequentada turísticamente.

blog fez mosaico.jpg

Data de entrega: 23/03 – Bom trabalho !!!!

Juliana Dias

Os comentários estão fechados.