Diário de Motocicletas

Posted: 5 de Setembro de 2010 in 7º ano - História

Os alunos do 7° ano estão estudando sobre as civilizações pré – colombianas.

Para compreender um pouco mais eles assistiram o filme: Diario de Motocicletas.

Sinopse

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Atividade:

1) Façam uma pesquisa sobre os personagens principais do filme Alberto Granado e Ernesto Guevara de La Cerna. E quais foram seus destinos após essa viagem?

2) Durante a viagem da Argentina até a Venezuela foram mostrados diferentes culturas herdadas das civillizações pré colombianas. Qual foi o impacto da colonização sobre essas culturas? Cite alguns lugares visitados por Alberto e Ernesto que mostram essas culturas.

3) Faça a sua própria sinopse do filme e comente sobre o estágio de formação de Ernesto Guevara na época e como está viajem teria contribuído para a formação do mito Che Guevara. Para responder assista um trecho do filme com a música de fundo – El condor Pasa.

4) Em uma parte do filme os viajantes encontram um casal de mineiros.

Che se revolta ao ver como os mineiros são explorados por uma companhia estrangeira.

Será que essa situação mudou? Explique considerando oque está na mídia atualmente.

Para responder acesse o link das reportagens da Revista Veja

http://veja.abril.com.br/tema/os-33-mineiros-de-san-jose

Bons Estudos!!

Os comentários estão fechados.